
Ações de fiscalização em Sobradinho, Samambaia, Santa Maria, Taguatinga e Gama flagraram 61 condutores alcoolizados, além de diversas outras infrações.
Brasília – 18/8/2025 – Entre a noite de sexta-feira (15) e a madrugada desta segunda-feira (18), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizou operações de policiamento e fiscalização que resultaram na retirada de 61 motoristas alcoolizados das vias do DF.
Ao todo, 530 condutores foram submetidos ao teste do bafômetro, sendo que 11,5% (um a cada nove) estavam sob influência de álcool.
Outras infrações registradas
Durante as blitzes, os agentes também flagraram:
- 10 motoristas sem habilitação;
- 6 condutores com CNH vencida há mais de 30 dias;
- 2 motoristas com direito de dirigir suspenso ou cassado;
- 12 veículos com escapamentos adulterados;
- 34 autuações por outras infrações de trânsito.
Declaração do Detran-DF
Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Bruno Baruque, as operações têm caráter preventivo:
“Trabalhamos para retirar condutores não habilitados e, principalmente, os alcoolizados da direção, a fim de evitar sinistros e garantir mais segurança viária à população do DF.”
Locais das operações
As fiscalizações ocorreram em Sobradinho, Samambaia, Santa Maria, Taguatinga e Gama, em parceria com a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).
Penalidades previstas no CTB
De acordo com o artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir sob influência de álcool ou substância psicoativa é infração gravíssima, sujeita a:
- multa de R$ 2.934,70;
- suspensão do direito de dirigir.
Em caso de reincidência no prazo de 12 meses, o valor da multa é aplicado em dobro.

