
Brasília, 2 de julho de 2025 – Durante a Operação Sossego, realizada nesta terça-feira (1º) pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), equipes de fiscalização abordaram 170 veículos em Ceilândia e identificaram diversas infrações de trânsito.
O principal destaque foi o flagrante de oito motociclistas sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a maioria atuando no transporte de mercadorias.
Fiscalização em Ceilândia: principais irregularidades
Além dos condutores sem habilitação, a operação constatou:
- 10 motocicletas com escapamento adulterado, gerando poluição sonora;
- 80 testes de etilômetro aplicados, com um caso confirmado de alcoolemia;
- 5 motoristas com CNH vencida;
- 10 outras infrações diversas registradas.
Ação integrada em Sobradinho II
No mesmo dia, entre 16h40 e 18h30, o Detran-DF e a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) realizaram um ponto de bloqueio na DF-425, próximo ao Condomínio Vivendas Serranas, em Sobradinho II.
As equipes flagraram:
- 2 motoristas sem habilitação;
- 1 condutor com CNH vencida há mais de 30 dias;
- 1 motorista transportando criança sem cadeirinha;
- 1 condutor sem cinto de segurança;
- 1 veículo com farol queimado.
Um dos casos mais graves foi o de uma motocicleta cujo último licenciamento ocorreu em 2017, acumulando dívida superior a R$ 6,4 mil.
Objetivo da Operação Sossego
A Operação Sossego tem como foco reduzir a poluição sonora, aumentar a segurança no trânsito e coibir infrações graves, especialmente envolvendo motociclistas e transporte de cargas.
Com ações em diferentes regiões administrativas, o Detran-DF reforça a importância do cumprimento da legislação e da manutenção preventiva dos veículos.

