
(Brasília, 7 de agosto de 2025) – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) intensificou a fiscalização de trânsito com mais uma edição da Operação Sossego, realizada na noite de quarta-feira (6), entre 21h e 23h, na cidade de Samambaia.
A ação, que teve o apoio do 11º Batalhão da Polícia Militar, teve como foco combater infrações de trânsito e reduzir a poluição sonora causada por motocicletas com escapamento irregular, prática comum entre entregadores e motociclistas que adotam comportamentos de risco.
Durante a fiscalização, foram realizadas 200 abordagens e 120 testes de etilômetro. Como resultado:
- 10 condutores foram autuados por dirigir sob efeito de álcool;
- 6 motoristas estavam com a CNH vencida;
- 18 motocicletas apresentavam escapamento adulterado;
- 12 motos tinham problemas no sistema de iluminação;
- 1 motocicleta foi flagrada com placa irregular;
- 16 autuações diversas foram aplicadas por outras infrações.
Um dos destaques da operação foi o flagrante de 20 motociclistas inabilitados, muitos deles atuando como entregadores de mercadorias. Essa prática representa risco elevado à segurança viária e à vida dos próprios condutores e de terceiros, além de violar a legislação de trânsito.
De acordo com Bruno Baruque, diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, operações como essa serão ampliadas em todo o Distrito Federal:
“Nosso foco é coibir condutas ilegais e proteger vidas no trânsito”, reforçou o diretor.
A Operação Sossego faz parte das ações contínuas do Detran-DF para promover a segurança viária, especialmente no período noturno, e garantir o sossego das comunidades residenciais.
A operação contou com 12 viaturas e 24 agentes de trânsito mobilizados.

