83 motoristas autuados pelo DETRAN-DF por embriaguez ao volante no fim de semana

image-27-1024x768 83 motoristas autuados pelo DETRAN-DF por embriaguez ao volante no fim de semana DETRAN-DF Lei Seca METROPOLITANA OESTE SUL

(Brasília, 11 de agosto de 2025) – Entre os dias 8 e 10 de agosto, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) intensificou as operações de fiscalização contra a embriaguez ao volante nas regiões de Águas Claras, Arapoanga, Ceilândia, Lago Sul, Recanto das Emas, Samambaia e Taguatinga. Ao todo, foram realizados 625 testes de etilômetro.

As ações resultaram na autuação de 83 motoristas por dirigir alcoolizados, sendo que quatro foram presos por apresentarem índice de álcool no sangue caracterizado como crime pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Além disso, as equipes autuaram 31 condutores sem habilitação, 12 com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida há mais de 30 dias, 17 por escapamento irregular e 71 por outras infrações de trânsito.

Flagrante: motorista sem CNH e embriagado provoca acidente
Na noite de domingo (10), durante patrulhamento na Avenida Samdu Norte, em Taguatinga, os agentes do Detran-DF foram acionados por populares após um sinistro de trânsito. O condutor responsável pela colisão foi flagrado sem CNH e com sinais claros de embriaguez. Com apoio da Polícia Militar do DF, ele foi conduzido à delegacia.

Penalidades para dirigir alcoolizado
Segundo o CTB, dirigir sob efeito de álcool é infração gravíssima, com multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Em caso de reincidência no período de um ano, a multa dobra para R$ 5.869,40. Quando a concentração de álcool no teste é igual ou superior a 0,3 miligrama por litro de ar alveolar, o ato é considerado crime, com pena de seis meses a três anos de detenção, multa e suspensão ou proibição de obter habilitação.

O Detran-DF reforça que as operações de fiscalização continuarão de forma intensa para reduzir acidentes causados pela combinação de álcool e direção, garantindo mais segurança nas vias do Distrito Federal.

Verified by MonsterInsights